SIMECAN e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade
Sensores inteligentes, gêmeos digitais, realidade aumentada e outras tecnologias disruptivas estarão acessíveis na feira
De 14 a 17 de outubro, Caxias do Sul será palco da maior feira de inovação, negócios e networking do setor industrial na América Latina. A Mercopar 2025 promete surpreender com um panorama das principais tendências e tecnologias que estão transformando a indústria nacional e global.
Promovida pelo Sebrae RS e pelo Sistema FIERGS, a feira reforça sua forte presença nos setores de máquinas para metalmecânica, plástico, borracha e energia e se consolida como espaço estratégico de inovações disruptivas aplicadas ao chão de fábrica. Estarão presentes indústrias do RS, SC, PR e SP, além da China e Europa, e várias rodadas de negócios serão realizadas, inclusive com empresas do Mercosul.
Fabiano Dallacorte, especialista em Indústria Inteligente do Sebrae RS, destaca que os visitantes terão acesso a soluções que já estão moldando a indústria do futuro e que também chamam a atenção em feiras internacionais como a Hannover Messe, na Alemanha.
Entre os destaques está a manutenção preditiva, tecnologia cada vez mais essencial para o aumento da eficiência das máquinas. A partir da instalação de sensores inteligentes, é possível monitorar em tempo real variáveis como vibração, temperatura, ruído e consumo energético. “Os dados são interpretados por sistemas inteligentes que identificam desvios e antecipam falhas antes que se tornem problemas reais, permitindo uma programação de manutenção mais precisa e evitando paradas inesperadas”, detalha.
Para Dallacorte, outro ponto central na transformação da indústria, e amplamente explorado na feira, é a visibilidade da produção. Sensores instalados ao longo da linha produtiva coletam informações detalhadas sobre o desempenho operacional, como quantidade de itens produzidos, desperdícios, consumo de energia e produtividade por hora. Os dados são integrados a sistemas MES (Manufacturing Execution Systems), que conectam o chão de fábrica ao planejamento estratégico, viabilizando decisões mais rápidas, precisas e orientadas por dados.
Ele também destaca os chamados “gêmeos digitais”, uma das soluções mais fascinantes que estarão em exposição. Trata-se da utilização de uma réplica digital da fábrica, criada a partir dos dados coletados em tempo real. Ela permite simular o funcionamento de máquinas, prever gargalos, testar cenários e ajustar processos sem a necessidade de interferir fisicamente na operação. A tecnologia, já conhecida como “metaverso industrial”, amplia a capacidade de gestão remota e a previsibilidade na produção.
A realidade aumentada e a realidade mista também poderão ser acessadas por empresas interessadas em inovações. De acordo com Dallacorte, por meio de óculos inteligentes, operadores podem visualizar instruções projetadas diretamente sobre os equipamentos, recebendo orientações para montagem, manutenção ou operação. A tecnologia também permite suporte técnico remoto, aumentando a autonomia das equipes e reduzindo falhas operacionais, além de ser uma poderosa ferramenta para treinamentos mais eficientes e uma solução para escassez de mão de obra qualificada.
A inovação também está presente na matéria-prima. Um exemplo é a chegada da empresa alemã Igus, que apresentará seus plásticos autolubrificáveis, desenvolvidos para substituir componentes metálicos em ambientes onde o uso de óleo e graxa representa risco de contaminação, como na indústria alimentícia. “A aplicação desses novos materiais contribui para processos mais limpos, seguros e sustentáveis”, explica Dallacorte. Outras soluções incluem impressão 3D em metal, que permite a produção de peças com geometrias complexas e personalizadas, otimizando o uso de recursos e viabilizando novos modelos de design industrial.
Com essas e outras inovações, a Mercopar 2025 reafirma seu papel como uma plataforma de conexão entre empresas, startups, instituições e profissionais interessados em negócios, tecnologia, produtividade e futuro industrial. “É uma oportunidade concreta de aproximar as micro e pequenas empresas das ferramentas que vão garantir sua competitividade nos próximos anos, fomentando uma indústria mais inteligente, integrada e sustentável”, conclui.
Fonte e foto: Mercopar
Curta e compartilhe:
Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?
Confira também:
3ª Sessão de Negócios promovida pelo Simecan e Sebrae gera perspectiva de vendas superior a 7 milhões
3º Encontro de Negócios Metalmecânico Canoas acontece nesta terça-feira na Casa Blue Moon
A homenagem do Simecan pelo dia da Indústria