SIMECAN e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

SIMECAN PRESENTE NO DEBATE SOBRE NR1, na FIERGS


 

O diretor Executivo do Simecan (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita), Sergio Welter, participou, na terça-feira (15), do debate sobre a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1). O tema foi abordado durante o Ciclo de Palestras promovido pela FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), já que está previsto para entrar em vigor no dia 26 de maio, trazendo mudanças no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). 

 

O Ciclo de Palestras NR 01— Fatores de Riscos Psicossociais foi promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab), da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind) e do Serviço Social da Indústria (SESI-RS), com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Este é apenas o início de uma jornada. Vamos promover um ciclo de palestras pelo interior do Estado, com o objetivo de aproximar ainda mais nossos sindicatos e indústrias, levando esclarecimentos técnicos e discutindo, de forma transparente, os desafios que a nova norma impõe”, destacou a diretora de Relações Institucionais da FIERGS, Ana Paula Werlang, na abertura do evento. 

 

 

INTENÇÃO – Há uma sinalização do Ministério do Trabalho e Emprego para que este prazo seja prorrogado. Um dia antes do evento, na segunda-feira (14), o Ministério, em reunião com centrais sindicais, confederações empresariais e federações da indústria, demonstrou a intenção de adiar por um ano a entrada em vigor da NR-1, com destaque para o capítulo 1.5, que trata do gerenciamento de riscos psicossociais relacionados ao trabalho. A medida amplia o prazo de adequação inicialmente previsto para o próximo dia 26 de maio e atende às solicitações tanto de empregadores quanto de trabalhadores, que pedem transição mais segura e estruturada frente às novas exigências relacionadas à saúde mental no ambiente de trabalho. Uma nova reunião está prevista para dia 24 de abril.

 

O QUE SÃO RISCOS PSICOSSOCIAIS - Os riscos psicossociais são fatores relacionados à organização e às condições de trabalho que podem impactar negativamente a saúde mental dos trabalhadores. Isso inclui aspectos como carga de trabalho excessiva, pressão por resultados, assédio, falta de reconhecimento, baixa autonomia, entre outros. A Nova NR-01, atualizada pela Portaria MTE nº 1.419/2023, passou a exigir que esses riscos sejam identificados, avaliados e controlados dentro do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). O Ministério do Trabalho prometeu lançar um guia com orientações práticas para que as empresas entendam como aplicar as exigências sobre os fatores psicossociais.

 

De Zotti Comunicações, com informações da FIERGS
Foto: Divulgação FIERGS

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?

Confira também:

3ª Sessão de Negócios promovida pelo Simecan e Sebrae gera perspectiva de vendas superior a 7 milhões

3º Encontro de Negócios Metalmecânico Canoas acontece nesta terça-feira na Casa Blue Moon

A homenagem do Simecan pelo dia da Indústria