SIMECAN e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

IEITEC divulga sucesso em case de inovação aberta de Indústria 4.0 para quatro empresas da região


 

Validada a POC da solução vencedora do desafio hackintec para as empresas âncoras EXATRON, NOVUS, GLOBUS e FKS

 

Na última sexta-feira (16), representantes do IEITEC - Instituto de Inovação Tecnológica de Canoas, das indústrias do segmento eletrônico EXATRON, NOVUS, GLOBUS, FKS e da startup Inflection Softworks, reuniram-se na empresa Exatron para comemorar os resultados do sucesso da validação da POC (Prova de Conceito) da solução desenvolvida a partir do Hackintec, um Hackathon orientado para desafio de Indústria 4.0, com objetivo de usar tecnologias portadoras de futuro para solucionar problemas de inspeção de qualidade nas indústrias. Cada empresa âncora investiu R$ 20.000,00 totalizando um prêmio de R$ 80.000,00 para a equipe vencedora desenvolver a POC da solução.

 

A solução:
Utilizando o background técnico da Inflection, através de técnicas da indústria de games e do conhecimento da equipe em processos de inspeção na indústria, foi desenvolvido um sistema de suporte ao processo de inspeção de componentes, utilizando sistemas de reconhecimento por imagem e software para comparação com técnicas de processamento. A solução é composta pelo equipamento de inspeção, com câmera, computador e interface para o usuário operar o software desenvolvido. 

 

Segundo Eduardo Basso, co-fundador da startup Inflection, “o Hackintec foi uma excelente oportunidade para nossa startup, um verdadeiro case de inovação aberta na essência, com todas as empresas participando ativamente do processo de construção da solução. Com a entrega da solução final e o feedback extremamente positivo das empresas âncoras, nos sentimos prontos para evoluir esse protótipo para um produto final e colocá-lo no mercado. Agradecemos muito a oportunidade promovida pelo IEITEC e a colaboração das empresas!”

 

Rosângela Alves, presidente do IEITEC, também prestigiou o momento e destacou: “O resultado positivo só foi possível porque pessoas acreditaram e se envolveram com o mesmo propósito, desde a equipe do Instituto, na elaboração e execução do hackintec, aos CEOs e equipes das quatro empresas âncoras que apostaram no desenvolvimento da POC e ao comprometimento, competência e dedicação da equipe vencedora.” O CEO da Exatron e anfitrião do almoço comemorativo, Regis Haubert parabenizou a todos os envolvidos, e ressaltou que a POC resultou num protótipo funcional validado pelas quatro empresas, e agora o produto voltado ao mercado está sendo finalizado.

 

O Hackintec foi realizado pelo IEITEC, com o patrocínio do BRDE e SEBRAE, com apoio da Comunidade RS, REDE RS 4.0 e SIMECAN, e das empresas âncoras EXATRON, NOVUS, GLOBUS e FKS.

 

 

Fonte e foto: IEITEC
De Zotti Comunicações

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?

Confira também:

3ª Sessão de Negócios promovida pelo Simecan e Sebrae gera perspectiva de vendas superior a 7 milhões

3º Encontro de Negócios Metalmecânico Canoas acontece nesta terça-feira na Casa Blue Moon

A homenagem do Simecan pelo dia da Indústria