O Simecan (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita) realizou, na noite de terça-feira (29), seu tradicional Happy Hour. Conduzido pelo presidente Roberto Machemer, o evento reuniu associados e tratou sobre o Empretec e Marketing Digital, com apresentação das gestoras do Sebrae RS Regional Sinos, Caí e Paranhana, Bia Dauber e Jennifer Silveira, que atendem 43 municípios.
O Empretec é uma metodologia revolucionária desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e aplicada com exclusividade pelo Sebrae do Brasil. “Por meio dele, é possível identificar e potencializar dez características empreendedoras que transformam a vida de quem já tem um negócio ou quer empreender”, destacou Bia. O Empretec é realizado através de seis dias de imersão e com 60 horas de capacitação.
“Em 1991 tive o privilégio de participar do Empretec e, naquela semana de imersão, enxerguei com muita transparência e trabalhei meus pontos fortes e fracos como empreendedor. A dinâmica do seminário fomenta muito a troca de experiências com colegas das mais diversas áreas de atuação, além de oportunizar negócios. Na semana seguinte, estava revigorado, muito pilhado e com o mindset reprogramado, transformando, ao longo dos anos, a Exatron numa empresa de tecnologia global”, relatou Regis Sell Haubert, diretor superintendente da associada Exatron.
“Participar do Empretec, no início dos anos 90, foi um divisor de águas, principalmente no quesito comportamental enquanto empreendedor. A partir do curso, passei a assumir um comportamento mais holístico, menos intuitivo e mais assertivo, mais diplomático e global, e menos bairrista. E tudo isso permitiu a construção de relações interpessoais mais abrangentes, com maior confiança bilateral e maior retorno na geração de valores para todas as partes envolvidas”, afirmou Aderbal Fernandes Lima, CEO da associada Novus Automation. O Simecan está preparando a proposta de realizar o seminário na entidade, sendo necessária a composição de 22 participantes para a aplicação da metodologia.
Outro tema abordado foi sobre Marketing Digital para o empreendedor. “Com a internet e os ambientes virtuais, novos recursos ficaram disponíveis, tornando o marketing digital uma possibilidade do alcance global, tendo interatividade com o consumidor e um foco maior nos investimentos, segmentando públicos e nichos de mercado e reduzindo custos de campanha”, pontuou Jennifer.
No curso o participante aprende porque é importante monitorar os resultados das suas ações, com o uso das métricas, descobrindo as várias etapas dessa metodologia, além de saber como melhorar a gestão e a integração dos times de marketing e vendas e como dar o próximo passo, elaborando o seu próprio departamento de marketing digital. Os seis módulos do curso contemplam introdução ao Marketing Digital, estratégia do Marketing Digital na sua empresa, Inbound Marketing, Vendarketing, métricas de Marketing Digital e como montar um Departamento de Marketing Digital. O assunto também pode ser desenvolvido por meio de consultorias, na própria empresa, sendo realizada uma análise do que é feito, com ferramentas que indicam os melhores posicionamentos”, observou Jennifer Silveira.
De Zotti Comunicações