SIMECAN e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

QUE INDÚSTRIA ESTÁ SE RECUPERANDO?


 
Os indicadores recentes relacionados à indústria brasileira sinalizam números bem distintos, dependendo de como é feita a análise. As diferenças ocorrem não apenas sobre os setores, mas também em indicadores. Esta mistura entre resultados positivos e negativos é característica de períodos que apontam o final de um ciclo recessivo (o mesmo ocorre quando estamos perto do ciclo de expansão).
 
Neste sentido, é muito importante ter cuidado na interpretação dos números agregados. Por exemplo, o bom resultado do setor agropecuário está contribuindo para puxar de forma significativa a demanda por produtos industriais fornecedores de máquinas e equipamentos como tratores. Este, por sua vez, puxa para cima os números da indústria metalmecânica e de investimento.
 
Outra atividade que está conseguindo driblar a crise no mercado interno com exportações é a indústria de veículos. Porém, esta realidade é concentrada nesses dois segmentos e não pode ser interpretada como representativa da indústria metalmecânica, que ainda patina diante da fraca atividade econômica interna.
 
(Avaliação do economista Igor Morais, assessor econômico do SIMECAN)

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?

Confira também:

3ª Sessão de Negócios promovida pelo Simecan e Sebrae gera perspectiva de vendas superior a 7 milhões

3º Encontro de Negócios Metalmecânico Canoas acontece nesta terça-feira na Casa Blue Moon

A homenagem do Simecan pelo dia da Indústria