SIMECAN e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

IEITEC é a primeira incubadora do RS a receber certificação como centro de referência de apoio a novos empreendimentos


 

Certificado foi entregue durante o maior evento de empreendedorismo da América Latina, que acontece nesta semana em Fortaleza

 
Fortaleza/CE - O Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica, com sede em Canoas e que tem o SIMECAN (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita) como entidade mantenedora, recebeu na última segunda-feira (17) à noite a certificação como incubadora apta a se tornar Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne). As avaliações foram realizadas, em Canoas, pelo Instituto Christiano Becker, entidade responsável pela certificação. A cerimônia de entrega da documentação ocorreu durante a 26ª Conferências Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina.
 
“Somos a primeira incubadora do Rio Grande do Sul a obter esta certificação e isto é motivo de orgulho”, destaca a presidente do IEITEC, Rosângela Fraga Alves, que participa do evento em Fortaleza juntamente com a gerente do Instituto, Daniela Lima, e do vice-presidente do Simecan, Werner Spieweck. Apenas outras nove incubadoras e institutos de outros estados foram certificadas.

SOBRE O ANPROTEC - Os mecanismos e espaços de geração de novos empreendimentos vêm evoluindo de maneira expressiva, acompanhando as demandas crescentes e diferenciadas da sociedade e dos empreendedores. Essas demandas já não podem ser mais atendidas por apenas um determinado mecanismo ou por diferentes tipos de espaço. A natureza, o segmento de atuação, a fonte da inovação e do recurso, os tipos de parceria e o estágio de desenvolvimento dos empreendimentos, entre outros fatores, irão determinar quais os melhores mecanismos de apoio e as melhores áreas de inovação para os empreendimentos.
Assim, parques tecnológicos, incubadoras de empresas, aceleradoras, corporate ventures e espaços de coworking precisam trabalhar em sintonia, de modo a alavancar a geração sistemática e o crescimento acelerado de novos empreendimentos. A partir dessa sinergia, os mecanismos e espaços de inovação precisam agir em conjunto para ampliar a quantidade e a qualidade dos empreendimentos apoiados, contribuindo efetivamente para a consolidação do ecossistema de inovação brasileiro. Diante desse cenário, a 26ª Conferência Anprotec propõe discutir a identidade e as funções desses mecanismos e espaços, com o intuito de identificar tendências, conhecer boas práticas, trocar experiências e apontar caminhos que levem ao fortalecimento do empreendedorismo inovador, no Brasil e no mundo.
 
O QUE É O CERNE - Resultado de uma parceria entre a Anprotec e o SEBRAE, o Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos é um modelo de gestão que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada nível de maturidade representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua.
 
De Zotti – Assessoria de Imprensa

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?

Confira também:

3ª Sessão de Negócios promovida pelo Simecan e Sebrae gera perspectiva de vendas superior a 7 milhões

3º Encontro de Negócios Metalmecânico Canoas acontece nesta terça-feira na Casa Blue Moon

A homenagem do Simecan pelo dia da Indústria