SIMECAN | Sindicato das Indústrias Metal Mecânicas de Canoas e Nova Santa Rita

telefone (51) 3472 7455

Facebook

listNotícias

Desburocratização e simplificação da nova NR12 foi tema de palestra no Simecan

O engenheiro de Segurança do Trabalho e engenheiro de Produção Mecânica, Giovane Motta de Castro, palestrou durante a manhã de quarta-feira (18) no Simecan (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita). Especialista em NR 12 – Máquinas e Equipamentos, ele abordou o tema “Desburocratização e Simplificação da Nova NR12”.

Sócio-diretor da empresa SISTRA – Soluções Integradas em Segurança no Trabalho, conselheiro do GEAT (Grupo de Estudos do Ambiente do Trabalho da FIERGS) e do CONTRAB (Conselho das Relações do Trabalho da FIERGS), Giovane de Castro apresentou um rápido histórico entre a solicitação de revisão da NR 12, em março deste ano, e a publicação da Portaria 916, com sua alteração, no final de julho.

A Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade dos trabalhadores, estabelecendo requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos, assim como sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título. Entre os ganhos da alteração, passam a ser compatíveis com a NR12 todas as Normas Técnicas Brasileiras (ABNT-NBR), Internacionais (ISO) e as Harmonizadas Europeias do tipo C. Conforme explicou o palestrante, os sistemas robóticos industriais, inclusive colaborativos (Indústria 4.0), também passam a ser compatíveis com a NR12.

O evento, que contou com a participação dos associados, foi conduzido pelo presidente do Simecan, Roberto Machemer.

De Zotti Comunicações

O engenheiro de Segurança do Trabalho e engenheiro de Produção Mecânica, Giovane Motta de Castro, palestrou durante a manhã de quarta-feira (18) " />

Mais notícias

3ª Sessão de Negócios promovida pelo Simecan e Sebrae gera perspectiva de vendas superior a 7 milhões

3º Encontro de Negócios Metalmecânico Canoas acontece nesta terça-feira na Casa Blue Moon

A situação da indústria após a paralisação dos caminhoneiros