SIMECAN e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

IEITEC recebe a primeira turma do Programa Qualifica Canoas


 
O curso de montador de equipamentos eletrônicos, do programa Qualifica Canoas, é a esperança de recolocação no mercado para Nelson Oliveira, de 39 anos, que está desempregado há mais de um ano. “A expectativa é aprender e me capacitar para ter condições de disputar vagas que exigem maior qualificação. Como estou sem trabalhar, o fato do curso ser gratuito foi fundamental”, comenta. Além de Nelson, mais 99 alunos iniciaram os estudos na segunda-feira (7), no Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica (IEITEC), mantido pelo SIMECAN. As aulas se estendem até o dia 3 de abril, totalizando 240 horas/aula.
 
O Qualifica Canoas é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), que tem o objetivo de formar mão de obra qualificada para o Parque Canoas de Inovação (PCI), que é voltado ao segmento de tecnologia e inovação. O curso conta com duas turmas de 25 alunos em cada turno, e está dividido em três módulos, que abordam conhecimentos básicos, como comunicação, expressão e postura, conhecimentos específicos na área técnica e aulas práticas.
 
A gerente do IEITEC, Daniela Lima, explica que a instituição está voltada à pesquisa e ao desenvolvimento na área de inovação, e trabalha com qualificação profissional, desde a área de empreendedorismo e negócios, até a parte técnica, de inovação e eletrônica. “Muito do que as empresas procuram, além do conhecimento técnico, é a postura, o relacionamento e a comunicação do candidato, ou seja, o comportamento é fundamental para a inserção do trabalhador no mercado.  Por isso, o primeiro módulo aborda essas questões básicas”, completa.
 
O secretário da SMDE, Airton Souza, afirma que a preocupação do Executivo Municipal, além de gerar emprego e renda, é a qualificação da mão de obra: “As empresas do PCI são de um segmento muito específico. Por isso, sentimos a necessidade de oferecer qualificação aos canoenses, pois nossa prioridade é empregar trabalhadores do município”.
 
De acordo com a diretora de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional da Prefeitura de Canoas, Carmen Marin, a segunda fase do curso inicia em abril, com mais 50 vagas, que já estão preenchidas. “Além do curso de montador de equipamentos eletrônicos, a nossa ideia é oferecer ainda outras capacitações durante o ano no programa Qualifica Canoas”, destaca.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Canoas
Foto: Derli Colomo Jr - Divulgação/PMC

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?

Confira também:

3ª Sessão de Negócios promovida pelo Simecan e Sebrae gera perspectiva de vendas superior a 7 milhões

3º Encontro de Negócios Metalmecânico Canoas acontece nesta terça-feira na Casa Blue Moon

A homenagem do Simecan pelo dia da Indústria