SIMECAN e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

Canoas inaugura o seu Parque Canoas de Inovação


 
O Parque Canoas de Inovação (PCI) foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (22). O PCI é um cluster de empresas voltadas para o segmento de tecnologia, inovação, pesquisa e desenvolvimento. Na primeira fase, o Parque terá cinco novas empresas, com geração de 530 empregos diretos.
As empresas Exatron e Novus já estão em funcionamento no PCI.
 
Em dezembro de 2018, a TCS, empresa de serviços de tecnologia da informação, inicia suas operações no local. No próximo ano, mais duas empresas vão se instalar no PCI: Victum e Digistar, voltadas para o segmento de eletroeletrônicos, tecnologia da informação, automação e controle.
 
Integrantes da diretoria do SIMECAN participaram do evento, liderados pelo presidente Roberto Machemer.
 
Segunda etapa do PCI - A segunda etapa do PCI prevê a doação com encargos de seis lotes. O edital da concorrência pública será publicado nas próximas semanas. As empresas concorrentes deverão apresentar um projeto de construção. A expectativa é de geração de mais 800 empregos diretos.
 
Ampliação do distrito industrial Jorge Lanner - No ato de inauguração, o prefeito Luiz Carlos Busato também anunciou que o chamamento de empresas para a ampliação do distrito industrial Jorge Lanner será lançado até o final de 2018. “Vamos triplicar o Jorge Lanner. Esse empreendimento vai mudar a cara do bairro Niterói nos próximos anos. É uma grande intervenção urbana que vai criar empregos, gerar renda e oferecer uma série de serviços à população”, destacou o prefeito.
 
O edital, que será publicado até o fim deste ano, ofertará 300 lotes. Hoje, há cerca de 80 lotes sendo utilizados no Jorge Lanner. O distrito industrial será contemplado com toda a infraestrutura necessária para as indústrias, além de ciclovias nas ruas principais e uma ligação futura com Porto Alegre.
 
Gestão de resíduos da construção civil - Outro anúncio importante é o lançamento, nos próximos dias, da concorrência pública para contratar uma empresa que vai realizar a gestão integrada e manejo de resíduos da construção civil, demolição e volumosos.
 
A contratação prevê o recolhimento desses resíduos, a triagem, a reciclagem, além de ações de educação ambiental e apoio ao município na fiscalização do descarte irregular. Hoje, Canoas possui mais de 150 pontos de descarte irregular mapeados pela Prefeitura.
 
Dentro do contrato, está a instalação de uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil (RCC). Na usina, será feita a separação e reciclagem dos resíduos, o que vai gerar matéria-prima para o município: areia, pedras, brita de diferentes tamanhos, etc.
 
Incentivos para empresas - A Prefeitura de Canoas enviará para a Câmara de Vereadores propostas de alterações na legislação para atrair mais investimentos para a cidade. Entre elas, estão alterações no Código Tributário do Município. Será reduzida a alíquota de ISSQN de 3% para 2,5%, para 19 atividades econômicas (ou tipos de serviço). O Executivo ainda pretende ampliar de até 2 anos para até 4 anos o prazo de isenção de IPTU para projetos multifamiliares, como condomínios de lotes e loteamentos, conforme o porte.
 
Outro projeto que irá para a Câmara é alteração no Fundecan, uma lei de incentivo fiscal e econômico para atração de investimentos privados. O principal benefício para o município é a geração de empregos diretos e indiretos. Hoje, a empresa que quer se enquadrar precisa optar pelo incentivo fiscal ou econômico. Com a mudança, a empresa poderá selecionar os dois. Os principais benefícios do Fundecan são isenção de ISSQN incidente sobre a construção do empreendimento, isenção de 10 anos de IPTU, devolução do valor do ITBI e isenção em taxas municipais.
 
Curso gratuito vai qualificar para a indústria - Outra iniciativa municipal é o lançamento do “Qualifica Canoas”, um programa que vai oferecer cursos gratuitos de qualificação. Em dezembro, iniciam as inscrições para o curso de montador de equipamentos eletrônicos. Serão disponibilizadas 150 vagas para a capacitação gratuita oferecida pela Prefeitura. As inscrições serão de 10 a 14 de dezembro de 2018, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), das 9h às 17h. A SMDE fica na rua Dr. Barcelos, 969 – Centro. O telefone é (51) 3425-7614, ramal 5936.
 
Pavimentação da Nazário e rua Bartolomeu de Gusmão - Também no ato de inauguração do PCI foi assinado o contrato com a empresa que vai fazer as obras de recuperação asfáltica da Estrada do Nazário e da rua Bartolomeu de Gusmão.
O investimento é de cerca de R$ 1,5 milhão, oriundos de emenda parlamentar conquistada pelo atual prefeito, Luiz Carlos Busato, quando ainda era deputado federal. O restante será contrapartida do Município.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Canoas

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?

Confira também:

3ª Sessão de Negócios promovida pelo Simecan e Sebrae gera perspectiva de vendas superior a 7 milhões

3º Encontro de Negócios Metalmecânico Canoas acontece nesta terça-feira na Casa Blue Moon

A homenagem do Simecan pelo dia da Indústria