SIMECAN | Sindicato das Indústrias Metal Mecânicas de Canoas e Nova Santa Rita

telefone (51) 3472 7455

Facebook

tvQuem Somos



O SIMECAN foi fundado em 15 e abril de 1970. Nestes 45 anos de existência, a entidade sempre caracterizou-se pela transparência de suas ações, pelo espírito aglutinador em torno de seus associados e pelo respeito conquistado junto a outros órgãos representativos do Rio Grande do Sul e do Brasil.

O SIMECAN nasceu do empenho e da dedicação de alguns nomes de expressão da comunidade empresarial canoense. O município, que experimentava um forte crescimento de seu parque industrial nos anos 70, começava a receber investimentos de grupos empresariais de todos os portes, que escolhiam Canoas pela excelente localização geográfica e pelo potencial de mão-de-obra existente na região.

A necessidade da criação de uma entidade de classe que representasse exclusivamente os interesses da indústria acompanhou esta evolução, culminando com o surgimento do então SIMMMEC – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Canoas.

O primeiro presidente da entidade foi o empresário, jornalista e advogado Ernani Behs, já falecido, que graças ao seu perfil muito comunicativo, colaborou para que o Sindicato conquistasse um importante espaço de forma muito rápida junto ao setor empresarial. Seu trabalho na presidência da entidade teve seqüência com a eleição de Ênio Lippo Verlangieri – também já falecido – na época diretor da Indústrias Micheletto S.A., e que mais tarde seria eleito presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS.

Ênio Verlangieri teve como sucessor outro nome muito conhecido na comunidade empresarial gaúcha, Deomedes Roque Talini, na época também ligado à empresa Indústrias Micheletto.

Com o passar dos anos o Sindicato foi ampliando sua base de atuação e modernizando sua gestão, a fim de atender as necessidades das indústrias associadas. Surgiu então a denominação SIMECAN, englobando novas atividades produtivas e pronto para acompanhar o desmembramento territorial de Canoas, com a transformação do Distrito de Santa Rita em município.

O sucessor de Deomedes Roque Talini foi o advogado e consultor José Claudio dos Santos, que determinou um ritmo acelerado junto à entidade, no sentido de efetivar ações nas mais diversas áreas que beneficiassem o setor industrial como um todo, presidindo a entidade no período de 1997 a 2003.

Como presidente do SIMECAN, José Claudio dos Santos marcou sua gestão com um espírito de coletividade que trouxe ainda mais respeitabilidade para a entidade. Entre as ações desenvolvidas em seu mandato, deve-se destacar: integração com entidades co-irmãs; participação constante junto a FIERGS em todos os assuntos pertinentes à iniciativa privada e ao fortalecimento da classe industrial; papel decisivo nas negociações com a classe trabalhadora; participação em inúmeras missões empresariais no Brasil e exterior e participação efetiva nos vários movimentos políticos de transição.

O sucessor de José Claudio dos Santos, o empresário Zenon Leite Neto, assumiu a Presidência do SIMECAN para o período de 2003/2006, dando seqüência ao trabalho até então desenvolvido, além de lutar pela união das entidades de classe com o objetivo de defender o interesse das indústrias associadas e também preservar o trabalho e a riqueza do país. As missões empresariais fortificaram-se, com o Sindicato marcando presença em eventos internacionais como a Feira Industrial de Hannover e feiras em Hong Kong e em Taiwan. Também houve uma participação marcante na Mercopar, em Caxias do Sul, através da Ilha Simecan, além de outras missões de visitação, onde contou com um importante apoio do Poder Público de Canoas.

Também foi implementado um programa de qualificação para as micro e pequenas empresas, através do Prossiga – Programa Simecan de Gestão Avançada, em parceria com o Sebrae/RS. Através desta iniciativa mais de dez empresas já conquistaram a certificação ISO 9001:2000, sem falar na própria entidade, igualmente certificada.

Para a gestão 2006/2009 foi empossado como presidente o empresário Roberto Machemer, um dos mais antigos integrantes do Sindicato, que assumiu com o compromisso de manter a vanguarda do setor, dando continuidade às missões empresariais, à qualificação das empresas e dos profissionais do setor, bem como dedicar-se ao importante relacionamento com as demais entidades. Machemer foi reeleito e continua à frente da entidade. Em dezembro de 2015 houve a eleição da nova diretoria, ocasião em que Roberto Machemer foi reconduzido ao cargo até dezembro de 2018

Hoje, pode-se afirmar que o SIMECAN evoluiu na mesma velocidade que o setor industrial, estando, em determinadas situações, à frente das necessidades e com uma visão de futuro muito bem estruturada para orientar as empresas associadas. São mais de três décadas de história que confundem-se com a própria história de desenvolvimento de cada uma das centenas de indústrias de Canoas e Nova Santa Rita. O slogan “Congregando as Indústrias, Inovando Sempre”, representa de forma real o sentimento de todas as diretorias que já passaram pelo SIMECAN e deram a sua contribuição ao segmento industrial da região.
 

 
 

Missão

Orientar, representar e congregar as empresas do segmento Metal Mecânico e Eletro Eletrônico da base territorial de Canoas e Nova Santa Rita, através de intercâmbio com as entidades patronais, de trabalhadores e poderes constituídos, objetivando competitividade e desenvolvimento econômico da categoria empresarial.

Estrutura
Localizado em sede própria no Centro de Canoas (Rua Domingos Martins, 261 – 9° andar), o SIMECAN conta com uma completa estrutura para atender as indústrias associadas, inclusive com sala de reuniões e um auditório com capacidade para 50 pessoas. Na secretaria são oferecidos os mais variados tipos de informações que envolvem o cotidiano das empresas. As questões que envolvem temas como relações de trabalho, meio-ambiente, tributos, saúde e legislação em vigor são encaminhadas para as comissões específicas a estes assuntos, integradas por profissionais altamente qualificados e que estão à disposição sem qualquer ônus para as associadas.
∘ Assembléia Associados
∘ Presidente
∘ Vice – Presidentes
∘ Diretores
∘ Assessorias
∘ Gerência Executiva
∘ Secretaria
∘ Gestores de Projetos
∘ Assuntos Tributários
∘ Comunicação & Marketing
∘ Infra-Estrutura
∘ Política & Desenvolvimento
∘ Relações do Trabalho
∘ Meio Ambiente
∘ Serviços Partilhados

 

Clique e confira a Diretoria do Simecan!

Diretoria